terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Ano Novo. Tempo de fazer ajustes.



“Todo o início do ano é sempre um momento propicio para revermos nosso “status-quo” moral, espiritual e material, tempo de fazer ajustes caso se façam necessários. Mais do que promessas e objetivos, na grande maioria já esquecidos ao final de Janeiro, talvez devêssemos refletir sobre nossas ações e “modus vivendum”!

Essas palavras escritas por Sergio Casadei em um texto sobre Ano Novo, me levou a refletir que o início de um novo ano nos oferece a oportunidade de olhar com alegria, discernimento, entendimento e coragem para o ano que passou e para o ano que está chegando. É um bom momento para pararmos para olhar para nós mesmos, para os outros e para Deus.

Para um bom novo ano, precisamos de mais do que desejos! Precisamos de força de vontade, esforços, batalhas, lutas! Não podemos nos prender apenas pela sorte ou por algum milagre. Para Deus, nada é impossível e o mundo pode sempre conspirar à seu favor. Mas para que isso aconteça, deve haver sempre, um merecimento.

Relembre sempre que necessário o seu passado, seja quando você errou ou quando você acertou. "Virar a página" ou "recomeçar do zero", por que? Aprenda com seus erros, evolua com seus acertos, mas nunca perca a sua essência e vontade de viver, nem que lhe custe novos erros, pois o que realmente importa na vida é tentar.

Até aqueles que um dia nos machucaram em dados momentos de nossas vidas acabaram por nos ensinar a sermos mais fortes, mais cautelosos e mais prudentes nas nossas escolhas, e nem por isso deixaremos de continuar acreditando em pessoas que não merecem um pingo da nossa confiança. Tudo é questão de ponto de vista, podendo ser otimista ou pessimista.

Temos que aprender que nunca é tarde para acreditar e recomeçar a nossa própria felicidade que, ao contrário do que muitos pensam, está presente nas coisas mais simples do mundo como um olhar, um sorriso, um gesto, um abraço... O fato é que a vida nos desafia a cada segundo, e às vezes nos culpamos por termos certos medos, incertezas ou dúvidas. Isso é natural, contudo não podemos esquecer de que quem faz a vida boa ou ruim somos nós mesmos e que, a mudança começa dentro dos nossos corações e das nossas mentes. E não há tempo para que ela ocorra.

Henry Ford disse que "O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." Acreditemos mais em nós mesmos e façamos um ano realmente Novo.


         Feliz 2014!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Oração Celta

Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a musica seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno
Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver.
Qu8e o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e a tua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica, só se sente.
Que esse amor seja o teu acalento secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que a estrada se abra à sua frente.
Que o vento sopre levemente às suas costas.
Que o sol brilhe morno e suave em sua face.
Que respondas ao chamado do teu Dom e encontre a coragem para seguir-lhe o caminho.
Que a chama da raiva te liberte da falsidade.
Que o ardor do coração mantenha a tua presença flamejante e que a ansiedade jamais te ronde.
Que a tua dignidade exterior reflita uma dignidade interior da aam.
Que tenhas vagar para celebrar os milagres silenciosos que não buscam atenção.
Que sejas consolado na simetria secreta da tua alma.
Que sintas cada dia como uma dádiva sagrada tecida em torno do cerne do assombro.
Que a chuva caia de mansinho em seus campos...
E, até que nos encontremos de novo...
Que os Deuses lhe guardem na palma de Suas mãos.
Que despertes para o mistério de estar aqui e compreendas a silenciosa imensidão da tua presença.
Que tenhas alegria e paz no templo dos teus sentidos.
Que recebas grande encorajamento quando novas fronteiras acenam.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seus.
Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!


Fonte: Luz da Alma

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal todo dia

 “Um clima de sonho se espalha no ar/ Pessoas se olham com brilho no olhar/ A gente já sente chegando o Natal/ É tempo de amor, todo mundo é igual.

Os velhos amigos irão se abraçar/ Os desconhecidos irão se falar/ E quem for criança vai olhar pro céu/ Fazendo pedido pro velho Noel.

Se a gente é capaz de espalhar alegria/ Se a gente é capaz de toda essa magia/ Eu tenho certeza que a gente podia/ Fazer com que fosse Natal todo dia.

Um jeito mais manso de ser e falar/ Mais calma, mais tempo pra gente se dar/ Me diz porque só no Natal é assim/ Que bom se ele nunca tivesse mais fim.

Que o Natal comece no seu coração/ Que seja pra todos, sem ter distinção/ Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for/ O melhor presente é sempre o amor.”

         Versos como estes da música “Natal todo dia”, do grupo Roupa Nova, são ouvidos nas ruas, nas rádios e tevês, nos comerciais das lojas que querem atrair consumidores cada vez mais. Pessoas lotam as ruas do comércio e os shoppings, crianças são arrastadas por pais apressados, em meio à confusão. Há uma correria generalizada. Alimentos e bebidas são armazenados. Os presentes então? São tantos a providenciar! Vemos luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores, mas, há pouco brilho nos olhares, poucos sorrisos, pouca paciência para uma conversa fraternal.

É bonito ver luzes, cores, fartura. Mas, seria muito mais belo ver sorrisos francos, apertos de mãos demorados, abraços de ternura, mais gratidão, mais carinho, mais solidariedade, mais compaixão.

         Não é difícil perceber que há pessoas que oferecem presentes por mero interesse. Que há abraços frios e calculistas. Que familiares se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação, mas se reúnem para “confraternizar” e não poucas vezes a reunião acaba em mais desarmonia.

Mas, para quem ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal eu diria que o Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver. É a expressão da caridade. É fraternidade. O Natal também é união. O Natal é pura expressão de amor. E a vida sem amor é desabilitada para a paz. Viver sem a paz é como navegar sem bússola em noite escura. É desconhecer os caminhos que enaltecem a alma e dão sentido à vida. Enfim, a vida sem amor é mera ilusão.

Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes. Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal.

Feliz Natal com Jesus!

Maura Sérgia

Natal Todo Dia


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Felicidade a Prestação

Lá não é melhor que aqui. Quando o seu lá se tornar aqui, você simplesmente encontrará outro lá que parecerá novamente, melhor que aqui.
Nunca estamos satisfeitos com a vida, acreditamos que as coisas devem acontecer sempre da maneira que desejamos.
A vida na Terra é um constante aprendizado e o segredo é saber lidar com as diferenças.
A busca da felicidade fora de si trás terríveis frustrações ao homem moderno.
Temos assistido casos muito tristes, pessoas que buscam a beleza ideal, esquecendo-se que o corpo também está sujeito a lei da gravidade, lei essa que se acentua à medida que os anos passam.
Tenta-se manter o corpo jovem, quando muitas vezes a mente está envelhecida.
Assistimos recentemente o vocalista de um conjunto de música jovem, ficar em coma por vários dias, pois sofrera um choque alérgico após passar por uma lipoaspiração. Será que exercícios físicos, não teriam ajudado esse cantor?
O que está acontecendo?
Qual é o padrão de beleza ideal? Por que as pessoas não se aceitam como são?
É mais fácil fazer lipoaspiração do que educar a boca?
Outro dia assisti a um programa de televisão onde um cirurgião plástico, apresentava planos promocionais para se reformar o corpo.
Tenha um nariz perfeito em doze vezes, e seja feliz.
Se você fizer nariz, e engrossar os lábios, daremos um desconto especial.
A mulher hoje em dia sai de casa com cara maracujá, e volta como clone da Juliana Paez.
Consulte nossos preços. A felicidade está ao seu alcance. Aceitamos cartão de crédito.
Quem não emagrece com essas loucuras é a conta bancária do cirurgião, cada vez mais obesa com os delírios alheios.
Zelar pela saúde é muito bom, mas querer mudar o que a natureza nos concedeu é preocupante.
Existem pessoas que já fizeram tantas plásticas que andam dormindo de olhos abertos, pois estão esticadas demais. Outras estão soltando pum pela nuca.
A natureza é muito sábia, todos nascemos, envelhecemos e morremos.
A angústia que se experimenta, por não se aceitar as leis naturais deve ser muito grande.
Mais uma vez podemos afirmar, os valores estão invertidos.
Não adianta mudar o exterior, a casca vai murchar.
A essência, o Espírito é que precisa renovar-se, pois é no próprio ser que podemos encontrar a felicidade.
Não adianta chegar lá, pois ao chegar continuaremos a nos sentir ainda aqui.
Morar em Guarujá, Londres ou New York, não faz diferença, pois a vida tem a cor que damos a ela.
Quem não dá valor a vida aqui, não irá valorizá-la lá.
A felicidade não está geograficamente localizada.
A felicidade não está na aquisição de bens materiais.
A felicidade é um jeito de caminhar no mundo, aceitando as diferenças.
O dia que entendermos isso, tanto faz estar lá ou aqui, a felicidade estará dentro de cada um.


Adeilson Salles 
é metalúrgico aposentado, natural da cidade de Guarujá, Estado de São Paulo, nasceu em 23 de outubro de 1959.
Colabora como articulista na Imprensa Espírita produzindo materiais para revistas, sites e jornais, tendo como foco principal o desenvolvimento da literatura espírita infantil.
Escreve para as Revistas: Reformador da FEB, Revista Internacional de Espiritismo RIE, Revista Delfos, Revista Espiritismo e Ciência. Para os jornais: O Clarim de Matão, e Verdade e Luz de Ribeirão Preto.
Tem 17 livros publicados, sendo 5 romances, 1 livro de mensagens, um livro de auto ajuda, e dez livros infantis.
E-mail: adeilsonsalles@yahoo.com.br 

 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Prece de Natal



Senhor! Sou como todos. Também tenho os meu pedidos especiais. Mas não se preocupe! Tenho pouco de novo a pedir. Tenho, é verdade, muito mais a agradecer.
Mas, Natal não é Natal se a gente não se ajoelhar diante da tua Sabedoria pra refazer todos aqueles pedidos de que tua Bondade já sabe que a gente precisa.
Olha, dá um jeitinho de acabar com todas as guerras. Essa gente já brigou por tanta coisa!!! Faz com que eles vejam a inutilidade de tanta disputa.
Também tem aqueles que não sabem amar e só odeiam. Faz com que eles entendam que o nosso tempo é tão curto para se desperdiçar com sentimentos menores.
Ah… tem também aqueles que me magoaram. Faz com que eu me esqueça do que houve e me dá luz e grandeza par eu aprender a perdoar.
Ainda tem aqueles que se encontram desesperados. Dá-lhes conforto, um motivo de vida e mostra-lhes a maravilha operada pela palavra Esperança.
Tem aqueles que já são meus amigos antigos. Para esses eu peço o que sempre pedi: Que eu possa sempre ser o que esperam de mim e, se não o for, que possam entender meus limites.
Agora, tem os meus novos amigos. Para esses, o que eu peço é lindo e grandioso. Que o milagre que fez a gente se encontrar continue só operando belezas em nossas vidas.
Pela minha família, especialmente minha mãezinha, que me deu a oportunidade de renascer e os filhos que me destes para compreender a grandeza de ser mãe.
Ah… e tem um alguém especial por quem eu quero pedir. É alguém que tornou minha vida mais linda e feliz. Dá um jeitinho desse alguém nunca sair do meu cainho, já que não há como viver sem ter ele por perto.
Que eu possa esquecer as tristezas do ano passado e, nesta prece, só te pedir alegria. Faz com que eu possa acreditar que o mundo pode ainda ser melhor. E pra isso eu te peço…Fé.  
Amém!

domingo, 15 de dezembro de 2013

A indiferença...



A indiferença é uma postura que jamais devemos tomar diante da vida, não devemos nutrir em nós este sentimento, porque este nos leva a frieza e a apatia diante das situações na sociedade em que vivemos, nos tornamos alheios aos acontecimentos nos afastando de tudo e de todos. Com indiferença não temos a oportunidade do aprendizado e do crescimento, nos afastamos das dificuldades sociais, fazemos de conta que nada nos abala e demonstramos a frieza com relação aos sofrimentos de nossos semelhantes.
Também não desenvolvemos a Caridade para com o nosso próximo, porque nos tornamos indiferentes aos seus problemas, sendo assim não praticamos os ensinamentos do Cristo, nos distanciamos da realidade e criamos para nós a nossa própria realidade.
Realidade esta que nos torna frios diante do sofrimento do outro e consequentemente tira-nos a capacidade de fazermos a nossa parte quando somos solicitados, perdemos oportunidades grandiosas de ajuda ao próximo e de ajuda a nós mesmos, porque quando ajudamos alguém com certeza os maiores beneficiados somos nós.
A prática de algumas virtudes faz com que tenhamos mais amor, mais compaixão, mais paciência com o próximo, e isto com certeza nos eleva, e nos faz muito bem, mas quando nos utilizamos de nossas fraquezas ou defeitos, nos distanciamos da nossa evolução e perdemos tempo, muito tempo para adquirirmos o conhecimento da vida, do porque estamos aqui e qual é a nossa real condição e onde temos que chegar.
Portanto ser indiferente diante da vida, é não viver e consequentemente não aprender e não corresponder ao chamado para a nossa modificação.

Gotasdepaz