terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Feliz ano novo!



“Para você começar bem o novo ano LEMBRE! Tudo é uma questão de atitude e escolhas a cada momento da vida”



Quando se é criança tudo o que se deseja se torna bem mais simples do que parece. Construir o próprio patrimônio, chegar a lua, ter o emprego dos sonhos, viajar pelo mundo. A gente cresce e a maioria desses desejos permanece dentro da gente por muito tempo. Alguns vão continuar apenas como sonhos, outros podem até virar realidade. Mas, para isso é preciso que responda a uma pequena pergunta: O que você quer ser quando crescer? Médico, bombeiro, cantor, motorista...

Saber essa resposta, não será o fim das suas buscas mas, o seu ponto de partida para várias outras. É através dela que o futuro começa a ser desenhado, é ela que transforma o plano louco em algo totalmente possível. Quando criança queremos sempre o improvável, o surpreendente, o inovador, fazer o que ninguém mais seria capaz de realizar, ir tão longe que nenhuma outra pessoa possa alcançar, ser o descobridor de uma nova era, ou quem sabe, de um novo tempo.

Na verdade queremos mesmo é realizar os desejos, assim como numa brincadeira de criança, conquistar tudo aquilo que parecia improvável: o trabalho dos sonhos, a família perfeita, e porque não, viajar pelo espaço...

Quando se inicia um novo ano também é assim. Todos queremos iniciar mais um ano com esperanças renovadas, novos planos, novas promessas de que esse ano vai ser diferente... Se pararmos para analisar o que significa a passagem do ano, perceberemos que nada se modifica externamente. Tudo continua sendo como na véspera.

Nós, e somente nós podemos construir um ano melhor, já que um feliz ano novo não se deseja, se constrói. Poderemos almejar por um ano bom se desde agora começarmos um investimento sólido, já que no ano que se encerra tivemos os resultados dos investimentos do ano imediatamente anterior e assim sucessivamente. Poderemos construir um ano bom a partir da nossa reforma moral, repensando os nossos valores, corrigindo os nossos passos, dando uma nova direção à nossa estrada particular.
Se começarmos por modificar nossos comportamentos equivocados, certamente teremos um ano mais feliz.

Se pensarmos um pouco mais nas pessoas que convivem conosco, se abrirmos os olhos para ver quanta dor nos rodeia, se colocarmos nossas mãos no trabalho de construção de um mundo melhor, conquistaremos, um dia, a felicidade que tanto almejamos. Só há um caminho para se chegar à felicidade. E esse caminho foi mostrado por quem realmente tem autoridade, por já tê-lo trilhado. Esse alguém nós conhecemos como Jesus de Nazaré, o Cristo. No ensinamento "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" está a chave da felicidade verdadeira.

Enfim, quem quer um ano novo repleto de felicidades, não tem outra saída senão construí-lo. Importa que saibamos que o novo período de tempo que se inicia, como tantos outros que já passaram, será repleto de oportunidades. Aproveitá-las bem ou mal, depende exclusivamente de cada um de nós.


Baseado em texto da equipe de Redação do Momento Espírita, e do livro Repositório de sabedoria, verbetes: oportunidade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário