quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Feliz (Ano) Novo Ser

O ano de 2013 promete, seja por expectativas de uma nova era proporcionada pela dita entrada da Terra no hemisfério luminoso da galáxia, seja pela perspectiva do Brasil se consolidar como um grande país no cenário mundial ou então por simplesmente ser véspera da Copa do Mundo de futebol. Aliás, véspera é aquele momento de paralização, quando a única coisa que importa é o momento seguinte. Vem aquele friozinho na barriga, aquela sensação de que algo vai mudar. Para melhor. É claro! Tal sensação acaba se tornando um vício que nos faz evitar o presente num viver permanente de vésperas, na expectativa de momentos seguintes que nos trarão a tão sonhada felicidade que, verdade seja dita, nunca chega.

Bem, mas o final do ano chegou. Inevitável é olhar para 2012 e fazer o tal balanço das conquistas. Quantas delas tem a ver com objetivos traçados e projetos realizados? Arrisco dizer que a grande maioria são acontecimentos percebidos como aleatórios por marionetes vivas que, bem ou mal, fazem o seu show. Poucos se sentem realizados pelo trabalho executado na direção de um objetivo claro, com regularidade, perseverança e força de vontade. Sim, porque sonhar é fácil. Estabelecer objetivos é tranquilo, mas realizá-los exige um pouco mais do que criatividade. Exige confiança e persistência, porque os dias melhores não dependem de conjunções astrais, de decisões políticas nem tampouco de pão ou de circo.

Que em 2013 não duvidemos de nossas forças internas e de nossa capacidade de realização, pois o referencial espírita nos mostra que o ser humano é muito mais poderoso do que sua vaga percepção material e individual é capaz de captar. E tudo começa pela capacidade de cada um conceber novas possibilidades. Uma vez concebida, o segundo passo é percebê-la se realizando a partir do trabalho cuidadoso que leva à consciência de uma nova realidade. E se tudo começa pela concepção, que o projeto de 2013 tenha seu objetivo voltado para a única possibilidade efetiva de transformação: o interior de cada um.

E um dos desafios de 2013 talvez seja eliminar a véspera do calendário. Não há nada a acontecer que possa alterar minha possibilidade de ser feliz. Então, resta-me ser grato por minha história reencarnatória ter me trazido até a minha melhor condição de Ser. Feliz e agradecido, pelo exercício do amor eu posso então viver integralmente no presente a única possibilidade de mudança efetiva: a mudança de mim mesmo. Para melhor? Quer saber? Sem julgamentos eu diria: simplesmente para novas possibilidades. Feliz Novo Ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário