quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Transformar é a melhor saída.



“No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer ...”
Novo Tempo – Ivan Lins

O que separa um ano de outro é apenas um segundo. Um segundo que faz a diferença nas mentes e nos corações humanos, pois renasce a esperança com a sensação de que tudo o mais ficou para trás.
E o que pensamos é determinante na construção dos nossos dias. Na Gênese, no capítulo XIV encontramos a seguinte citação: “ ...São os pensamentos e as palavras que dão vida aos nossos dias.”
Ao pensarmos criamos, logo somos mães e pais de infinitas formas pensamentos. Então pergunto: O que você vem pensando é o que você gostaria que acontecesse em sua vida?
Se a reposta for sim, provavelmente você é um cuidador do pensar, aquele que no princípio de um pensamento ruim, substitui por outro bom mudando de sintonia imediatamente. Significa que o seu vigiai e orai está em ação. Parabéns!
Se a resposta for não ou hesitante significa que você não conserva bons pensamentos e teme por essa realidade. Mas, não é necessário temer, uma vez que essa é a sua realidade. Daí você viver mais ou menos ou ainda, levando. O modo como você vem pensando e agindo não estão fazendo os seus dias felizes. Já que dá trabalho administrar dias assim sofridos, porque não se esforçar num trabalho que trará bons frutos?
Assim, chegamos à chave da solução do problema. Bem, se ao pensar crio coisas ou situações, basta então que eu mude a minha forma de pensar e sentir as coisas e tudo ao meu redor se transforma. Sim, é isso mesmo.
No entanto, não nos enganemos com milagres que ocorrem de uma hora para outra. É necessário vontade e determinação, caso contrário, você vai desistir no segundo dia. E toda e qualquer mudança que estamos dispostos a promover em nossa vida precisamos de no mínimo sessenta dias para que ela tome corpo em nossos hábitos. Caso contrário não vale a pena começar nada, ou você vai viver começando e desistindo. O que são sessenta dias diante da eternidade? São sessenta dias iniciais que vão promover alegria e paz em sua vida.
Passado os sessenta dias você já está mais confiante, pois começa ver alguns resultados. E então o problema está resolvido? Não. Agora vem outra etapa de suma importância. Vamos ter que regar a semente diariamente a fim de que deem frutos, ou seja, vigie o que vai em sua mente e em seu coração e ore suplicando a Jesus para não cair em tentação.
Por exemplo, tenho uma fraqueza para a vida sexual desregrada, logo se eu estiver atento ao que penso e sinto, no primeiro sinal de que posso cair na tentação das minhas más tendências, suplico a Jesus forças e sabedoria para não ceder aos meus impulsos inferiores e passados alguns minutos estou fora dessa sensação. Lembrando que vida sexual comprometida é absolutamente saudável.
E assim procedemos em todas as más tendências que temos como: álcool, cigarros, drogas, ócio, maledicência, intolerância, entre outras. Não é tão difícil, basta querer.
Há pessoas que me pedem um só motivo para que mudem se a vida delas está em frangalhos. Eu respondo: Você é o maior e melhor motivo para começar agora a se transformar, por você, vale muito a pena passar os ajustes do recomeço na construção de um futuro melhor, ainda que doa. Não vivemos dias de tristeza e dificuldades com o que criamos ao pensar? Dá para passar pelas dificuldades iniciais já que vamos construir dias de alegria, paz e felicidade.
Sabe o que é mais difícil na fase inicial? Quebrar a rotina, os hábitos, bagunçar para arrumar. Isso gera desconforto, medo e insegurança e por medo é melhor deixar como está. Está doendo, mas eu consigo conviver com isso.
Recomeçar pede ajuste, aprendizado, atenção, paciência e uma série de virtudes morais que ainda estamos a desenvolver e o Evangelho Segundo o Espiritismo está recheado de excelentes lições, faça dele o seu livro de cabeceira.
As coisas acontecem com determinação, insistência, paciência e muita vontade. A mudança é possível a quem queira, ainda que tenham dores e dificuldades diferentes, uma vez que a nossa dor é sempre a pior, não é mesmo? Tudo é possível àquele que quer. Vamos, recomece.
Mas isso não parece egoísta? Não, pois ninguém dá aquilo que não tem. Cuide de você para compartilhar o melhor com os seus irmãos.
E, finalizamos com a questão 909 de “O Livro dos Espíritos” .
Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?
“Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”
Luz e paz aos nossos dias, que sejam eles de alegria e gratidão ao Deus da vida pela oportunidade bendita da reparação dos erros de outrora.

Rosângela Pires
http://www.redeamigoespirita.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário